-
Arquitetos: KEY OPERATION INC. / ARCHITECTS
- Área: 1 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shigeo Ogawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um complexo de bangalôs em frente a uma entrada privativa a três minutos a pé da Praia de Isshiki. A área de Hayama era uma vila de pescadores até o período Edo, mas na era Meiji para o Imperador, linhagem Imperial e pessoas renomadas, foi iniciada a construção de resorts. As casas se alinham nas ruas estreitas remanescentes das vilas de pescadores. Uma vez que o lote desce de norte a sul, as propriedades do lado sul tem à vista para o norte.
O layout foi configurado em cinco volumes separados que não se impuseram as casas adjacentes. Os volumes estão dispostos em torno de um pátio que abriga a piscina e se abrem para o oceano ao sul. A altura da construção se alinha com a funcionalidade interna, e também em relação às residências vizinhas. O telhado de uma água sobre o jantar é mais baixo para o pátio da casa a noroeste. Um telhado inclinado no volume social proporciona privacidade e vista para o mar para a casa próxima ao limite nordeste do lote. Já o telhado do volume íntimo é inclinado para baixo em direção ao pátio para a manutenção da grande árvore de cânfora.
Os vazios entre os volumes configuram circulações que levam aos limites a partir do pátio e fornecem passagens de luz e ventilação. A pérgula com persianas de aço galvanizado faz o papel de conexão entre os volumes. O elemento cobre o deck do lado sul sobre o bloco de jantar para amortecer o ambiente e se encaixar entre os edifícios como sombreamento para as claraboias.
O desejo do cliente no estágio inicial de planejamento era construir uma cabana simples, mas a escala do complexo aumentou durante a fase de projeto, à medida que a funcionalidade aumentava. No entanto, o complexo de pequenos edifícios se harmoniza como um vilarejo para se mesclar com a vista da paisagem litorânea de Isshiki, com deferência para com seus vizinhos.